Para os que perderam a estréia do programa na TVE, ontem, aqui vão partes do que foi e/ou será exibido durante a série:
* PARTE 1 *
* PARTE 2 *
* PARTE 3 *
Não deixem de acompanhar a exibição dos programas, toda sexta-feira, às 22h, na TVE Brasil (canal 2 ou 18 NET). Também há reapresentação às segundas-feiras, 20h.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Vi a edição de 19 de outubro e achei com um olhar típico da "democracia racial" do Brasil. Por exemplo, o massacre dos Zulus foi chamado de "conflito" e a pessoa escolhida para explicar o evento, um fazendeiro Boer que herdou terras tomadas dos Zulus. O programa me chamou a atenção para o fato de um país colonizado explicar outro com as categorias que aprendeu a naturalizar do colonizador. vou continuar assistindo a série.
ResponderExcluirPois é, Sandro, me parece que faltou a eles a orientação de um especialista em África. Um projeto desse porte não pode abrir mão de um acompanhamento especializado, acadêmico, até para esclarecer possíveis erros de conceito e abordagem pelos repórteres. É o que é feito nos documentários da BBC!
ResponderExcluirTambém senti certa frustração ao ver a última edição resumir-se a uma entrevista muito pobre em conteúdo, limitada a descrever o funcionamento de uma fazenda em particular e generalizando a partir das explicações de alguém não credenciado para isso.
Tive a sensação de que a idéia inicial da série está se perdendo, deixando muito a desejar, infelizmente.
Mas vale acompanhar a série até o final, sim. Criticamente, sem dúvida!
Seja bem-vindo ao blog! E obrigada pela colaboração!