AFRO-SIMPATIZANTES SEGUIDORES:


quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Musiquinha interessante!

Vejam que interessante esta letra (e o ritmo também!) de um grupo mineiro chamado Berimbrown.
Infelizmente, aqui no Brasil são ainda pouco conhecidos, mas lá fora... fazem o maior sucesso. Vejam como são as coisas!
Então, que tal conhecer uma musiquinha interessante (e que tem tudo a ver com o nosso projeto) chamada "Black Brother - 20 do 11"? Os autores da composição são: Mestre Negoativo e Alexandre Cardoso.

"Meus ancestrais
trazidos em navios negreiros
muitos morreram de banzo antes de aqui chegar.
A boca secava de sede,
caíram no samba para a dor passar.
Criaram uma luta nas matas e debaixo do nariz do feitor
dançavam prá disfarçar.
Batuque, São Bento Grande, Santa Maria,
São Bento pequeno, Iúna, Cavalaria.
É bom e tenho o prazer de dizer sou Afro-brasileiro,
nossa cultura se expande pelo mundo inteiro.
Tem até europeu tocando berimbau e pandeiro.


Do mundo do açúcar a computadores,
toca-disco, fax, celular,
rádio de pilha, desemprego.
Me mande um e-mail prá gente se comunicar
Do mundo do açúcar a computadores,
toca disco, fax, celular,
rádio de pilha, desemprego.
Me mande um e-mail prá gente se aquílombar!


Hei, black brother:

Levante e lute,
na moral!
Hei, black brother:
Se ligue e lute, na moral!


E ai Domingo Jorge Velho qual é a sua?
O quilombo permanece vivo e a luta continua.
Na ditadura grandes mestres foram exilados.
Seu Rui Barbosa cadê os livros da História que foram queimados?
Na minha cidade 21 de abril é feriado
e 20 de novembro mal é lembrado.
Mas mesmo assim trago sorriso no rosto e tenho o samba no pé.
Sou bamba de capoeira e acredito no meu candomblé.
Aro bôbôi ôxum maré,
patácuri ôgum comorodé odé,
cabecilhê kaô.
Tem muito mais, não tenho preconceito,
pelo contrário, tenho orgulho estampado no peito.
Somos miscigenados por inteiro.
Salve o povo "índio-branco-afro-brasileiro"!


Hei, black brother:
Levante e lute,
na moral!
Hei, black brother:
Se ligue e lute, na moral!"

Fica mais legal ouvir a música com seu ritmo todo especial.
Então, se quiserem, vejam a apresentação do grupo aqui no youtube:



Como sempre: não deixem de comentar!
Inté!!!

3 comentários:

  1. Não conhecia o grupo... quanto tempo perdido!
    Mas já virei fã!

    ResponderExcluir
  2. Adorei a letra pena que está falhando a música.Mas vale apena ouvir.

    ResponderExcluir
  3. Kátia, não se preocupe. Teremos oportunidade de ouvir juntos nas aulas! Que bom que gostou!

    ResponderExcluir