AFRO-SIMPATIZANTES SEGUIDORES:


sábado, 23 de janeiro de 2010

Cabelo: identidade e diversidade.

"É muito fácil encontrar quem não esteja satisfeito com seu cabelo. Assim como as roupas e o modo de ser, o cabelo também faz parte da identidade de cada um, refletindo a sua cultura, a sua história de vida.
Duro, bombril, ruim, pixaim. Esses são alguns dos adjetivos usados para se referir ao cabelo crespo dos negros na linguagem popular. Seja no caso de homens ou mulheres, negros ou brancos, o cabelo crespo é geralmente rejeitado.
Ao longo dos anos, a atitude de quem tem cabelos crespos foi a mudança para o cabelo alisado, um visual que se aproxima do padrão delimitado pela sociedade. Para muitos negros, porém, assumir seus cabelos ao natural, sem intervenção química, tornou-se uma forma de manifestar seu sentimento de identidade, o que se liga diretamente às suas raízes africanas.





Foi desse modo que na década de 1960 o visual black power influenciou os jovens a não cortar os cabelos, aceitando, assim, suas características de origem. Com a explosão das músicas de Bob Marley na década de 1970, cabelos rastafáris também passaram a fazer parte da cultura negra que cantava a liberdade e valorizava a cultura afro.
Muitos estilos foram criados a partir de penteados que marcam as características culturais de negritude: black power, dreadlocks, tranças, canecalons, etc.


Atualmente, jovens de todas as tribos, sejam negros ou não, têm assumido os mais diferentes visuais, abrindo caminho para a diversidade no meio em que vivem."

(texto extraído do livro A COR DO PRECONCEITO, de Carmen Lúcia Campos, Sueli Carneiro e Vera Vilhena, Editora Ática - fotos: divulgação/internet)

3 comentários:

  1. ☆☆☆ Hola bonjour!☆☆☆
    Eu particularmente, adoro um cabelo encaracolado!☆☆☆
    Quando era mais jovem, tinha os cabelos bem lisos e bem longos. Mais não gostava, queria eles curtos e encaracolados!♥♥♥♥
    E agora tenho eles curtos e ondulados, e queria q/ voltasse a forma de antes!rsrs...
    Engraçado não é? Não consigo entender pq/ agimos dessa maneira?!♥♥♥♥
    Nunca estamos satisfeitos com o q/ deus nos deu!♥♥♥♥☆☆☆☆
    Fazemos de tudo p/ satisfazer o nosso ego. ALISAMOS AQUI, PINTAMOS DALI, ENCARACOLAMOS E ETC E TAL...♥♥♥♥☆☆☆☆
    LISOS, CACHEADOS, ONDULADOS, CRESPOS, PRETOS, LOIROS, CURTOS OU LONGOS, OS CABELOS SÃO FUNDAMENTAIS P/ NOS IDENTIFICARMOS COM NOSSAS RAÍZES!
    ♥♥♥♥☆☆☆☆♥♥♥♥☆☆☆☆♥♥♥♥☆☆☆☆♥♥♥♥☆☆☆☆
    Ótima matéria Ana, parabéns querida!
    Sempre q/ poder estarei aqui dando uma expiadinha básica!rsrsrs...

    BESOS EN SU ♥♥ CORAZÓN!♥♥ ☆☆☆☆☆☆ ♥♥

    ResponderExcluir
  2. Que bom que gostou do texto, Val. Na verdade, retirei de um livro muito bacana, por sinal!
    Quanto aos cabelos, eu adoooooooro esses cabelos afro, sabia? Eles têem uma imponência, uma expressividade que os lisinhos da revista não têem...
    Tenho a maior vontade de fazer aquelas tranças da última foto da postagem... chamam-se dreadlocks... Será que ficaria legal?
    Beeeeeeeeijos!

    ResponderExcluir
  3. Eu acho q/ ficaria swou de bola!
    Só q/ acho q/ é um aplique???
    Eu sei fazer transinhas!!!rsrsrs Se quiser faço em ÔcÊ!rsrsrs...Só nã sei faze o aplique!
    Falando sério. ACHO Q/ FICARIA MTO LEGAR SIM!!!
    pq NÃO TENTA???
    UM MILHÃO DE BEIJINHOSSS!!!

    ResponderExcluir