AFRO-SIMPATIZANTES SEGUIDORES:

terça-feira, 16 de março de 2010

Escravidão em debate. Daqui a pouco, às 16h!

A Biblioteca Nacional costuma promover debates sobre temas importantes. O próximo, previsto para daqui a pouquinho, vai abordar a Escravidão, dando voz ao que não foi falado nos livros didáticos.
Este será o primeiro evento de 2010 e contará com a presença de dois especialistas no assunto: Marcelo Badaró Mattos e Keila Grinberg. O debate é gratuito, hoje, às 16 horas, no Auditório Machado de Assis da Biblioteca Nacional.
Não vai dar tempo? Calminha! Também haverá transmissão ao vivo pela internet, em vídeo.

O debate "Escravidão Nunca Mais - Casos surpreendentes ontem e hoje" ampliará as discussões levantadas na edição de março (ainda nas bancas) da Revista de História, que conta com artigo da professora de História da UNIRIO Keyla Grinberg, autora do livro "Liberata: a lei da ambiguidade". Já Marcelo Badaró é professor da UFF e publicou "Escravizados e livres: experiências comuns na formação da classe trabalhadora carioca".
Badaró Mattos irá tratar da relação entre escravidão, abolição e formação da classe trabalhadora no Rio de Janeiro, entre as últimas décadas do século XIX e as primeiras do século XX. Já Keila vai trazer para o debate casos de escravos que conseguiram a liberdade no Brasil no século XIX e as consequências para o processo mais amplo de abolição da escravidão no Brasil.
Os dois são feras! Vale a pena conferir!!!

Um comentário:

  1. Flor de Profª, não consigo ver o vídeo q/ vc postou em (haverá transmissão ao vivo pela internet, em vídeo)
    O q/ há de errado?
    Lendo o q/ vc postou, me bateu aquela saaaaaaaaaaaaaaaaaudade. Sinto falta da minha fessora tão inteligente e tão carismática.
    Já te falei q/ gosto mto de vc?
    Com vc, aprendi a gostar um pouquinho de História.
    Beijokas lindas no seu coração♥!

    ResponderExcluir