AFRO-SIMPATIZANTES SEGUIDORES:


domingo, 8 de novembro de 2009

Boa pedida!


Besouro é o filme do diretor João Daniel Tikhomiroff que se baseia em lendas sobre um heroi brasileiro do início do século passado. Trata-se de  Manoel Henrique Pereira, o Besouro Mangangá, um capoeirista, filho de ex-escravos, que viveu o período pós-abolição e lutou contra o preconceito racial para defender o seu povo.
Há poucos registros históricos sobre sua trajetória, mas é de se supor que a postura pouco subserviente tenha sido interpretada pelas autoridades da época como uma verdadeira subversão. Não por acaso, contam nas histórias sobre ele episódios de brigas grandiosas contra a polícia, onde sempre se saía melhor, mesmo quando enfrentava as balas de peito aberto.
Relatos de fugas espetaculares, muitas vezes inexplicáveis, deram origem a seu principal apelido, Mangangá que é a denominação dada a um tipo de besouro que possui uma ferroada muito dolorosa. O capoeirista era, portanto, "aquele que batia, depois sumia". E sumia como? Voando, dizem as pessoas...
Histórias como essas, verdadeiras ou não, foram construindo a imagem de um mito. E estão em cartaz todos os cinemas da cidade, trazendo coreografias de luta de nível internacional.
Fica a dica para o fim de tarde!
Quer conferir o trailler e mais sobre a história de Besouro? Veja aqui: http://www.besouroofilme.com.br/.
Vale a pena conferir!!!

3 comentários: