AFRO-SIMPATIZANTES SEGUIDORES:


segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Encontro de Cinema Negro.

Fortalecendo o diálogo entre Brasil e África, entrou em cena no último dia 9, no Rio de Janeiro, o III Encontro de Cinema Negro Brasil, África e Américas e vai até a próxima quarta-feira, 18.
O evento reune representantes do cinema negro de diversas partes do mundo e funciona como um fórum de reflexões e ideias, difundidas através de diferentes ações ao redor da cidade.
Este ano, o Encontro está apostando na nova geração da cinematografia afro-descendente e contando, não só com a participação de diretores renomados, como principalmente, de novos realizadores do Brasil, Estados Unidos, Cuba e de diferentes países do continente africano.
Foram selecionados cerca de 50 títulos (23 brasileiros, 14 africanos, e outros), entre documentários, longas de ficção, médias e curtas-metragens, na maioria, realizados por jovens diretores, na faixa de 20 e 40 anos. Em geral, são obras contemporâneas que trazem um retrato amplo sobre as tradições e as raízes africanas presentes nas diferentes culturas. "São filmes que falam do mundo, das relações entre as pessoas e que valorizam a terra, a tradição e o território. Na minha opinião, nada mais contemporâneo do que isso", explica o cineasta Zózimo Bulbul, idealizador do projeto.

Os encontros estão acontecendo em diversos pontos da cidade, com ingressos a preços populares (R$ 3) ou com entrada franca.
De 9 a 15 de novembro, as atividades se concentram no Centro, tendo como palco o Cinema Odeon BR, o Centro Cultural Justiça Federal, a Lapa (onde uma tenda foi montada em praça aberta), além do Centro Afro Carioca de Cinema, onde foram programados encontros diários pela manhã. Na Zona Sul, o Espaço Tom Jobim, no Jardim Botânico, abriga o Encontro entre os dias 16 e 18.



O ator Lázaro Ramos prestigiou o Encontro neste domingo.
(foto divulgação: Revista Quem)
Parece evidente, mas vale ressaltar que o objetivo é valorizar a presença do negro e suas temáticas no cinema nacional e internacional.

Para conhecer a programação completa, acesse:



Nenhum comentário:

Postar um comentário