AFRO-SIMPATIZANTES SEGUIDORES:


sexta-feira, 7 de maio de 2010

Só em filme mesmo?

A partir de hoje o Brasil terá seu primeiro presidente negro.
Calma! Você não enlouqueceu, as eleições acontecem apenas em outubro e até agora não há nenhum candidato com essa característica.
É que no filme Segurança nacional, uma das estreias do dia, Milton Gonçalves interpreta o Presidente Dantas. Só que para o ator, o que está prestes a acontecer nas telas ainda não passa de um sonho distante na vida real.
Milton Gonçalves em cena do filme "Segurança Nacional".

— Acho que não vou viver para ver um presidente negro no Brasil. Não tenho esta esperança. Vivemos num país de alienados. Além do mais, nós negros não estamos unidos neste sentido. Basta ver nas assembleias, prefeituras e câmaras municipais, somos sempre minoria — diz Milton Gonçalves, que em 1994 foi candidato ao governo do Rio, mas teve apenas 4,5% dos votos.
Para o ator, o exemplo de seu personagem nas telas pode ajudar a fazer as pessoas se acostumarem com a ideia.
— Porque não podemos ter um presidente negro? Somos 47% da população brasileira. Quem sabe este filme não causa uma revolução na cabeça das pessoas! — diz Milton, que completa: — Vale lembrar que quando filmamos o “Segurança nacional” ainda não tinha esta história de Barack Obama. Eu fiz o Dantas antes da onda que veio dos EUA.
Atores de Segurança Nacional. Veja a sinopse aqui.
Mas, como sonhar é livre, já que, ao menos no cinema, Milton faz um presidente, o ator tem na ponta da língua quais seriam suas providências caso mudasse para o Palácio da Alvorada.
— A primeira coisa seria enviar para o congresso um ato exterminando a imoralidade do país. Depois iria restaurar o ensino no Brasil. Por último ia mudar o código penal e acabar com essa história de fingir que prende, que julga. A Justiça e a polícia teriam que trabalhar e funcionar de verdade — diz o idealista Milton Gonçalves, que tem consciência de que dificilmente verá suas ideias virarem realidade: — Eu sei, mas não custa sonhar.

Reportagem de Rodrigo Gomes, em Extra (on line)
http://extra.globo.com/lazer/sessaoextra/post.asp?t=milton-goncalves-presidente-negro-no-brasil-so-em-filme&cod_Post=289711&a=177

Nenhum comentário:

Postar um comentário